Herbário Vale do São Francisco é indexado aos dados do Global Biodiversity Information Facility

Escrito por: CRAD
Publicado em: 09/06/2015
O Herbário Vale do São Francisco (HVASF), sediado fisicamente no Centro de Referência para Recuperção de Áreas Degradadas, foi indexado a base de dados do Global Biodiversity Information Facility (GBIF), uma organização internacional dedicada à disponiblização de dados científicos da biodiversidade através da Internet. Essa organização destaca-se como uma importantes iniciativa para a ciência, sociedade e sustentabilidade mundial, ao criar ligações digitais entre os dados e ferramentas da bioinformática.
O Herbário O Herbário Vale do São Francisco foi fundado em 2005, pelo Professor, Botânico e atual Curador, Dr. José Alves de Siqueira Filho. Criado para servir de apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), o HVASF extrapolou sua ambições iniciais e tornou-se uma referência da biodiversidade das Caatingas, fomentando o livro vencedor do prêmio Jabuti, Flora das Caatingas do Rio São Francisco, a refência mais atual e completa do único ecossistema exclusivamente brasileiro, além de ter propiciado a Criação da maior Área Protegiada do estado de Pernambuco, o Parque tatu-bola.
Toda a coleção do HVASF está online e disponível para a sociedade e comunidade científica, em redes nacionais, como o speciesLink e o site oficial do herbário, e internacionais, como o GBIF, destacando-se pela qualidade dos dados e pela rigor de padronização utilizado nas coletas, com toda a coleção georeferenciada, informatizada e padronizada, frutos do compromisso, seriedade, respeito e transparência de nossas atividades.
Para acessar a coleção direto do Global Biodiversity Information Facility :
http://www.gbif.org/dataset/b18aa640-0367-4956-a6a4-5f07141127f1
09/06/2015