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Educação ambiental contextualizada: Disseminando saberes sobre a Caatinga e o Rio São Francisco




Escrito por: Joanilson Gomes de Albuquerque & Erick Douglas Souza Almeida

Publicado em: 30/08/2018



       O Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas (CRAD/UNIVAF) vêm desenvolvendo ao longo desse semestre o projeto de extensão intitulado “A UNIVASF de portas abertas para as escolas públicas e particulares de Petrolina: Educação ambiental é disseminar saberes sobre a Caatinga e o Rio São Francisco”, a partir do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX) 2017-2018. O projeto tem por objetivo disseminar as ações de pesquisa desenvolvidas no CRAD ao longo dos seus 13 anos de existência.

       O projeto recebeu as escolas: Escola Marechal Antônio Alves Filho –EMAAF (Petrolina-PE) e Educandário N. Sra do SS. Sacramento (Senhor do Bonfim-BA), nos dias  20 de junho e 09 de agosto, respectivamente. As visitas somaram com a participação de 160 alunos da rede pública e privada de ensino, que tiveram a oportunidade de aprender mais acerca dos estudos desenvolvidos pelo CRAD, bem como sua importância social, na educação ambiental e recuperação de áreas degradadas. Durante a visita, os estudantes puderam conhecer o viveiro de espécies nativas das caatingas, no Viveiro Vale do São Francisco (VIVASF), além da coleção do Herbário do Vale do São Francisco (HVASF), contando hoje com mais de 23 mil espécies em exsicatas, e o laboratório de beneficiamento e estocagem de sementes da flora nativa (LAS). 

Visita dos alunos do Ensino Médio da EMAAF ao CRAD. Alunos conhecendo o LAS
Alunos conhecendo o Herbário Visita dos alunos do EMAAF

Figura 1. Alunos do Ensino Médio do EMAAF conhcendo o CRAD. 

 

     O projeto de extensão utiliza de questionários para diagnosticar quais são os conceitos que os alunos incorporaram ao longo de sua vivência escolar acerca da conservação dos ecossistemas da Caatinga e do Rio São Francisco. Tal diagnóstico tem por finalidade identificar equívocos e sanar as dúvidas durante as visitas, para aprimorar a sensibilidade dos estudantes para questões atuais da Biologia da Conservação. O projeto segue com sua primeira etapa e já se prepara para as demais dinâmicas que ocorreram no próximo semestre letivo.

 

Visita das crianças do Colégio Sacramentinas ao CRAD. Visita das crianças do Colégio Sacramentinas ao CRAD

Figura 2 . Visita das crianças do Educandário N. Sra do SS. Sacramento ao CRAD.





 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



30/08/2018

Herbário HVASF

O Herbário Vale do São Francisco (HVASF) foi criado em novembro de 2005 para servir de apoio às atividades de ensino e pesquisa da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Tem como objetivo torna-se um dos herbários de referência na caatinga


Herbário HVASF

Guia de Campo

Didático e com linguagem acessível a estudantes, professores ou mesmo àqueles que gostam de ecoturismo, o o Guia de campo de árvores da caatinga traz fotos e informações curiosas sobre a vegetação desse bioma, cujas belezas e extensão são conhecidas por poucos.


Guia de campo

Registro de Frequência

O registro de frequência foi desenvolvido para auxiliar o acompanhamento de atividades realizadas por alunos no Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas, registrando com exatidão a permanência durante o estágio para confecção do certificado.


Sistema de Registro de Frequência