windows 10 pro kaufen windows 10 education kaufen windows 10 enterprise kaufen windows 10 home kaufen office 2019 kaufen office 2013 kaufen office 2016 kaufen office 2019 home business kaufen office 365 kaufen microsoft project 2019 kaufen microsoft project 2016 kaufen visio 2019 kaufen visio 2016 kaufen 360 total security kaufen avast kaufen kaspersky kaufen mcafee kaufen autocad lt kaufen coreldraw kaufen windows 8.1 pro kaufen windows 8.1 enterprise kaufen windows 7 ultimate kaufen windows 7 pro kaufen windows 7 home basic kaufen windows 7 enterprise kaufen windows lizenz kaufen cpluskey.com
A+ A-
logo crad

Preparo do substrato


     O CRAD/UNIVASF dispõe de um galpão anexo utilizado para armazenamento dos insumos e preparo do substrato utilizado na produção das mudas. Atualmente, o CRAD/UNIVASF utiliza como substratos a casca de pinus compostada e o pó da casca do coco verde.

     O coco é obtido no próprio centro, por meio do processamento da casca de coco verde disponível na região. Para isso, o centro adquiriu uma mini-usina de beneficiamento da casca de coco verde, a qual tritura, prensa e classifica as fibras longas, fibras curtas e o pó. As fibras longas e curtas são utilizadas como cobertura do solo, após plantio das mudas no campo. O pó, separado da fibra curta por meio de peneiras, é utilizado como substrato para a produção das mudas. O centro também dispõe de uma betoneira para mistura do fertilizante ao substrato e de uma mesa vibradora para enchimento dos tubetes.

Viveiro

     O viveiro do CRAD/UNIVASF apresenta uma capacidade instalada de 100 mil mudas, produzidas no sistema de tubetes (280 cm3). Esse viveiro também conta com dois sistemas de irrigação, sendo o primeiro por microaspersão e o segundo por subirrigação. Nesse último, os tubetes são colocados em tanques e a água penetra no substrato pelo orifício de drenagem do tubete. Essa técnica permite o reaproveitamento da água ao longo dos ciclos de irrigação. A cobertura do viveiro, feita com telas de sombreamento de 50 e 75%, é móvel. Isso permite a aclimatação das mudas no próprio local de produção, por meio do recolhimento da cobertura.

Objetivos


O viveiro foi concebido para atender os seguintes objetivos:

• Gerar os protocolos de produção de mudas de espécies nativas da Caatinga, por meio da realização de pesquisas científicas;

• Produzir mudas para subsidiar a montagem dos modelos de recuperação de áreas degradadas;

• Atender a sociedade civil por meio da comercialização das mudas.

Imagens


Em breve.

Coleção Viva

Em breve.

Objetivos


Em breve.

Imagens





Herbário HVASF

O Herbário Vale do São Francisco (HVASF) foi criado em novembro de 2005 para servir de apoio às atividades de ensino e pesquisa da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Tem como objetivo torna-se um dos herbários de referência na caatinga


Herbário HVASF

Guia de Campo

Didático e com linguagem acessível a estudantes, professores ou mesmo àqueles que gostam de ecoturismo, o o Guia de campo de árvores da caatinga traz fotos e informações curiosas sobre a vegetação desse bioma, cujas belezas e extensão são conhecidas por poucos.


Guia de campo

Registro de Frequência

O registro de frequência foi desenvolvido para auxiliar o acompanhamento de atividades realizadas por alunos no Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas, registrando com exatidão a permanência durante o estágio para confecção do certificado.


Sistema de Registro de Frequência