A+ A-
logo crad

Notice: Undefined offset: 15 in /var/www/html/crad.univasf.edu.br/public_html/php/random.php on line 54

Notice: Undefined offset: 16 in /var/www/html/crad.univasf.edu.br/public_html/php/random.php on line 54

Notice: Undefined offset: 5 in /var/www/html/crad.univasf.edu.br/public_html/php/random.php on line 54

Antonio Herman de Vasconcellos e Benjamin

Ministro do Superior Tribunal de Justiça
É simplesmente espetacular, uma verdadeira obra-prima. Proponho que seja lançado no congresso, considerando a magnitude do trabalho.

Bruno Rodrigues de Souza - UNIVASF

Obra de extrema qualidade que demonstra como o esforço de muitos por um ideal maior pode trazer grandes resultados. Esse livro consegue sintetizar sobre esse magnífico bioma, desde os aspectos biológicos, demonstrando sua riqueza de vida que nem sempre é reconhecida, à aspectos históricos, o que torna mais fácil a compreensão desta exclusivamente brasileira Caatinga.

Omar Dias Torres

Provavelmente as futuras gerações, aquelas que falarão de tudo isso como remoto e belo passado, reconhecerão muito mais a preciosidade que é o Flora das Caatingas do Rio São Francisco. Quanto mais leio e vejo mais minha alma se encanta. Parabéns e obrigado.

Clébio P. Ferreira - UNIVASF

Creio que esta publicação servirá de base e consequentemente se tornará uma “leitura obrigatória”, para todos aqueles que desejam entender melhor o bioma mais desconhecido do Brasil.

Bráulio Almeida Santos - UPFB

Uma das maiores contribuições literárias que conheço para a Caatinga. Meus parabéns ao organizador e demais profissionais envolvidos no projeto pela ousadia e determinação. Que venha o "Flora das Caatingas do Nordeste".

Dra. Gislene Ganade - UFRN

Esse excelente livro oferece informações preciosas para o bioma Caatinga como um todo, e o considero imprescindível para aqueles que desejam compreender e trabalhar na Caatinga.

Jackson R. G. S. Almeida - UNIVASF

Excelente livro. Tanto pela qualidade das imagens como pelo conteúdo, pois retrata a Caatinga como ela realmente é: com uma grande riqueza de paisagens e de biodiversidade. O livro é uma ótima fonte para a seleção de espécies para estudos químicos e farmacológicos. Parabéns aos autores.

karina linhares - AQUASIS

Este livro representa o resultado do trabalho de uma equipe muito competente e comprometida. Recomendo fortemente a sua aquisição e leitura. Parabéns a todos que puderam contribuir. Uma referência para o Nordeste.

Claudia Bove - Museu Nacional/RJ

Estou impressionada pelo volume de dados que você gerou e também os que você conseguiu captar, já dispersos não só na literatura, mas dentro das pessoas! Também me impressiona a sua escrita, de excelente qualidade. A única dificuldade que encontro é o peso do livro que cansa um pouco de segurar ou apoiar.... Parabéns!

Mary Ann - IF SERTÃO-PE

Parabéns a José Alves e equipe. O livro reflete a realidade da Caatinga, do Rio São Francisco. Textos e fotos de alta qualidade!

Ana Caroline Coelho - UNIVASF

Parabéns pelo empenho de todos que participaram da confecção deste livro. Em especial ao Profº José Alves, que se dedicou intensamente para que este livro fosse publicado. As informações contidas no mesmo são de extrema importância para o conhecimento e conservação da Caatinga!

Gustavo Paterno - UFRN

Fiquei muito impressionado com o material. É uma obra sem precedentes e uma contribuição valiosa para as Caatingas. Além de todo o conteúdo, O livro é simplesmente lindo!

Allívia Rouse - UFS

Parabéns a todos os envolvidos pela bela obra. O livro está muito bem escrito e os resgates históricos chamam muito a atenção. Acredito que o livro é a fonte mais completa sobre os recursos bióticos existentes para uma região há muito esquecida e que agora mostra sua beleza e espécies únicas. Não há palavra que descreva a grandiosidade da obra.

Everardo Sampaio - UFPE

O livro possui fotos lindas e está muito bem organizado. Fiquei entusiasmado ao ver os primeiros dados concretos de área de ocorrência de espécies, uma informação preciosa e na qual temos avançado pouco.

Robério A. Ferreira - UFS

A publicação 'Floras das Caatingas do Rio São Francisco: história natural e conservação', coordenada pelo Prof. José Alves, seguramente é uma referência obrigatória em se tratando do nosso Rio São Francisco. Um grandioso trabalho e uma grande equipe de colaboradores! Parabéns a todos!

Leandro Cardoso - JBRJ

Maravilhoso trabalho, tenho muito orgulho de ter participado, mesmo com uma pequena contribuição! Parabéns a todos os envolvidos.

Rosângela Pereira - IMA / AL

Professor José Alves, que coisa espetacular seu mais novo livro, digno de tirar o chapéu! Realmente, você tem "tino" muito aguçado para as coisas belas, além de ter colaborado muito com a botânica nordestina.

Salete Marchioretto - Unisinos

Parabéns Prof. José Alves pela excelente obra, linda tanto na qualidade das fotografias, quanto no conteúdo dos capítulos. Obrigada pela oportunidade de poder compartilhar alguns dados da família Amaranthaceae. Para mim foi uma grande satisfação ter participado desta obra, mesmo que com uma mínima parcela. O Brasil precisa de mais pessoas com o mesmo comprometimento seu, para que outras obras abrangendo outros biomas possam ser lançadas.

Renata Sebastiani - Ufscar

Este livro veio preencher uma importante lacuna no conhecimento da flora da caatinga! É de extrema qualidade gráfica e de conteúdo.

Jarcilene Cortez - UFPE

Excelente livro, belas fotos, conteúdos atuais e colaboração de uma equipe de peso. Desejo sucesso. Nossa Caatinga precisa ser mostrada ao Mundo, suas belezas, seu encanto.

Marco Pivari - UFMG

Fiquei impressionado com a qualidade da obra, tanto pela impressão, quanto pela relevância dos trabalhos. Sem dúvida é uma contribuição muito importante à conservação da flora e ambientes da caatinga.

Carla Teixeira de Lima - UEFS

Um dos trabalhos mais gratificantes da minha vida. Sinto uma grande satisfação por ter participado dessa obra extrardinária.

Kelianne Carolina - UEPB

Parabéns a todos aqueles que colaboraram para o sucesso do livro Flora das Caatingas, em especial ao professor José Alves por toda a sua luta em busca desse sonho que se tornou um sucesso.

Marcus Prado - Fliporto

Grande José Alves! Seu belo livro sobre as CAATINGAS deixou o curador geral da Fliporto, Antonio Campos, realmente impressionado. Já estamos pensando numa reunião da EcoFliporto, em Petrolina. O grande tema: o teu livro, que vai ser, em 2013, um JABUTI. Cuida logo disso, é o cara!!!!! Foi até hoje o mais belo trabalho (e enriquecedor) que vi sobre o tema.

José Rubens Pirani - USP

Fiquei impressionado com a qualidade geral da obra, tanto pelo conteúdo quanto projeto gráfico!

Teresa Buril - UFPE

Parabéns pelo esforço em fazer esse excelente produto possível. Fiquei bastante orgulhosa de poder colaborar.

Mercedes Arbo - IBONE/Argentina

Te felicito de todo corazón, la impresión es excelente, las fotos están impecables. Tu capítulo, "A extinçao inexoravel" pinta fielmente la problemática, me alegra que haya llamado la atención de los periodistas! Me gustó mucho también el capítulo sobre los "Viajantes naturalistas", por fin encontré información clara sobre Freire Allemao.

Rita Lima - UFPB

Sinceramente, não tinha dúvidas de que o livro faria muito sucesso.

Felipe Dantas - UFRN

Acabei de ler alguns capítulos. Muito bom o livro. Impressionante a riqueza de espécies na região. Infelizmente essa diversidade está condenada pela degradação e pelas invasões biológicas.

Tarcisio Santos - Em O Globo

Um importante passo para o aumento da conservação e conhecimento da Caatinga.

Ana Silva - Em O Globo

Parabéns ao Professor José Alves e a todos que fizeram com que a nossa Caatinga fosse retratada de uma maneira mais plural.

Catiane Souza - Em O Globo

Essa linda obra reflete um passo de ousadia, determinação e persistência para o desbravamentos das das Caatingas do São Francisco.

Liliane Corrêa - Em O Globo

Parabéns à toda equipe envolvida neste projeto, que teve como um dos resultados este complexo trabalho retratando a riqueza das Caatingas.

Herbário HVASF

O Herbário Vale do São Francisco (HVASF) foi criado em novembro de 2005 para servir de apoio às atividades de ensino e pesquisa da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Tem como objetivo torna-se um dos herbários de referência na caatinga


Herbário HVASF

Guia de Campo

Didático e com linguagem acessível a estudantes, professores ou mesmo àqueles que gostam de ecoturismo, o o Guia de campo de árvores da caatinga traz fotos e informações curiosas sobre a vegetação desse bioma, cujas belezas e extensão são conhecidas por poucos.


Guia de campo

Registro de Frequência

O registro de frequência foi desenvolvido para auxiliar o acompanhamento de atividades realizadas por alunos no Centro de Referência para Recuperação de Áreas Degradadas, registrando com exatidão a permanência durante o estágio para confecção do certificado.


Sistema de Registro de Frequência